Vantagens da responsividade em seus projetos
Você já reparou na popularidade dos dispositivos móveis nos dias de hoje. Smartphones, tablets, Kindle e outros aparelhos definitivamente acompanham as pessoas desde a hora que acordam até o instante em que vão dormir.
Cada vez mais, pessoas dos mais variados perfis, de diversas faixas etárias, acessam sites, blogs e compram produtos e serviços apenas arrastando o dedo na tela desses dispositivos.
Por isso, pensar em Marketing Digital e ignorar a funcionalidade da tecnologia mobile é um erro crasso.
E é pensando nisso, na acessibilidade dos dispositivos móveis, que cada vez mais a palavra “responsividade” faz parte do vocabulário dos profissionais de programação e dos profissionais da área de Marketing.
Conceber qualquer projeto web tendo em mente a responsividade é a maneira mais correta de criar um blog ou um site, pois dessa maneira você estará pensando em como se aproximar da melhor maneira do seu público-alvo.
De nada adianta conhecer todos os anseios e necessidades do seu público se você não possibilita a ele um acesso mais fácil ao seu conteúdo. Por isso o termo “Responsividade” está ligado diretamente com a qualidade de atendimento.
O que é Responsividade?
O termo “Design Responsivo” foi mencionado pela primeira vez no ano de 2010 nos EUA e desde então se popularizou no mundo todo.
De uma maneira bem sucinta, o conceito de “responsividade” está em criar sites, blogs e conteúdo na web de modo que eles possam ser acessados e visualizados em plataformas de qualquer formato, sejam eles dispositivos móveis ou desktops.
O objetivo da responsividade é facilitar ao máximo a experiência de navegação do usuário, reduzindo significativamente a necessidade de utilizar o rolamento e a rotatividade para visualizar o conteúdo apresentado.
Porque o Design Responsivo é importante?
O Design Responsivo traz uma série de vantagens para quem elabora estratégias de Marketing Digital, pois ele torna acessível qualquer projeto web.
Entre os benefícios da responsividade estão a flexibilidade do seu site ou blog, o tornando viável para qualquer tipo de dispositivo móvel.
Outro benefício é o alcance de público. Por meio do Design Responsivo você não vai atingir apenas o usuário que acessa o seu conteúdo por meio de um desktop, mas também por dispositivos móveis.
Outra vantagem é a redução de custos, já que o Design Responsivo não exige que várias versões de um mesmo site tenham que ser produzidas para vários tipos de dipositivos.