Já ouviu falar em anúncios do Google?

Se a propaganda é a alma do negócio, então a presença digital é a engrenagem que move essa propaganda. Na atual era dos smartphones e dos clientes que efetuam buscas no Google, um empreendimento que não está na internet não é visto pelos consumidores.

Repare que desde o pedido de uma pizza ou a busca de um prestador de serviços para consertar o chuveiro podem ser efetuados pela internet. O meio online está presente no dia a dia dos vários perfis de consumidores e, por isso, tanto os pequenos quanto os grandes negócios devem estar atentos para isso.

Porém, se engana quem pensa que basta ter um site para ter uma boa presença digital. Um site ajuda e é importante, mas é fundamental também contar com outras estratégias e outras ferramentas. É aí que os anúncios do Google entram em cena.

 

O que é o Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google e qualquer negócio (pequeno, médio ou grande) pode divulgar os seus produtos e serviços nesta plataforma, ampliando com isso a captação de novos clientes, se destacando entre os concorrentes e melhorando as vendas.

No Google Ads os anúncios aparecem diretamente na página de resultados, em áreas específicas e estratégicas. Além disso, os anúncios são sempre pagos, diferente, por exemplo, de tentar obter resultados orgânicos, que são obtidos por meio das técnicas de SEO.

Por ser uma estratégia paga, alguns empreendedores ficam com um pé atrás e acreditam que os anúncios do Google são gastos a mais para o negócio. No entanto, na realidade, o Google Ads é um investimento que, se bem utilizado, pode trazer resultados positivos para o negócio.

Como funcionam os anúncios do Google?

Os anúncios do Google funcionam como os anúncios nas “páginas amarelas” da mídia impressa. Ou seja, o empreendedor que pagar mais, consequentemente terá mais visibilidade e vantagens.

Um exemplo disso pode ser o de uma oficina mecânica que tem a intenção de divulgar os seus serviços. Se ela pagar mais para a mídia impressa, terá um espaço de maior destaque nas páginas amarelas.

Nos anúncios do Google a situação é semelhante. Sendo assim, a oficina pagaria, por exemplo, R$100,00 para o Google. O objetivo disso é aparecer no topo da lista quando algum cliente digitar “oficina mecânica ou conserto de carros” ou outras variações, como “oficina mecânica para carros”.

Sendo assim, O Google Ads é definido como o que se convencionou chamar de pay-per-click, ou seja, o Google sai lucrando sempre que alguém clica no anúncio.

As vantagens dos anúncios do Google

Um anúncio eficiente é aquele que chega para o público certo e na hora certa. E é exatamente isso que o Google Ads faz. Ou seja, ele permite algo que é fundamental em qualquer estratégia de marketing: a segmentação da audiência.

Desse modo, todos os esforços de divulgação dos produtos ou serviços prestados serão direcionados para quem realmente interessa: para o público-alvo do seu negócio. Além disso, os anúncios do Google apresentam mais uma série de benefícios, os quais veremos a seguir.

Acompanhamento da campanha

O Google Ads é uma ferramenta que permite o acompanhamento e a mensuração dos resultados. Diante dessas características, o empreendedor pode avaliar quais ações geram mais engajamento, qual a origem dos cliques, qual o perfil de público e outras variáveis relevantes.

Com base nos dados obtidos, o empreendedor tem melhores condições de aprimorar cada vez mais as suas estratégias de anúncio, analisando o que funciona e corrigindo o que não traz bons resultados.

Você faz o orçamento

É o empreendedor que determina quanto vai investir nessa estratégia de anúncios. Sendo assim, em um primeiro momento você pode estipular que o valor mensal adotado para a sua campanha será de R$2.000,00, contudo, é possível alterar esse valor mais tarde caso considere necessário.

Esse é um método prático de elaborar um anúncio e poder ajustar a verba investida conforme os resultados aparecem.

Portanto, caso uma campanha não esteja indo bem, ela pode ser cancelada a qualquer instante. Por outro lado, se ela estiver atingindo resultados favoráveis, é possível incrementar o valor que você considerar viável para ela.

Agilidade

Não há necessidade de espera, pois a campanha vai ao ar a partir do instante que você estabelecer os seus objetivos e valores.

Isso significa que a partir do momento que todos os elementos fundamentais da sua campanha estejam definidos é só começar a ver os resultados surgirem.

Vale lembrar que esses elementos são:

  • o seu público-alvo,

  • os termos de busca adequados,

  • o idioma,

  • a localização

  • e a verba mensal que pretende investir.

Além do mais, acessar o Google já faz parte da rotina da maioria das pessoas no mundo inteiro e isso aumenta a possibilidade do seu negócio ser visto.

Custo por Clique

Ser cobrado apenas quando o anúncio for clicado é mais um dos benefícios oferecidos pelo Google Ads. O custo por clique (CPC) também pode ser estipulado por você. Para isso, basta informar qual é o valor máximo que você almeja pagar por um clique recebido.

O Google Ads administra a verba, possibilitando gastar até 20% a mais do valor determinado por dia quando o anúncio é exibido várias vezes, permitindo com que o seu link patrocinado não deixe de ganhar cliques valiosos e que podem melhorar ainda mais a sua conversão.

Variedades de anúncio

Os anúncios do Google podem ser apresentados de diferentes maneiras, sempre levando em conta os seus objetivos. Nesse caso, há a rede de pesquisa que integra as páginas onde a campanha será exibida.

Sendo assim, os links patrocinados não aparecem apenas nos resultados das pesquisas, mas em sites do Google (como o Google Play) e demais sites parceiros, como o Terra, por exemplo.

Já a rede de display traz campanhas gráficas, como banners interativos que são apresentados em sites do Google, como YouTube, Blogger e o Gmail.

Não basta apenas ter um site, é preciso ser visto

Por fim, o Google Ads é uma excelente ferramenta para o crescimento de diversos negócios. É por isso que os anúncios do Google surgem como uma alternativa importante para reforçar a sua presença online.

Portanto, mais do que um investimento, o Google Ads aparece como uma estratégia fundamental para quem quer se destacar na internet e impulsionar a sua empresa com anúncios e publicidade digital.

Vamos conversar sobre isso?

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