A importância do Marketing Digital para a sua empresa
Nos dias de hoje em que as pessoas interagem, escolhem e compram os seus produtos graças a alguns cliques ou ao escorregar de dedos na tela de um smartphone, a palavra “digital” se tornou sagrada para qualquer empreendedor.
Não por acaso, quando se fala de empreendedorismo, o Marketing Digital já deixou de ser uma novidade e se tornou uma realidade.
Mas afinal, como efetuar um planejamento de Marketing Digital? Quais são os passos, quais as ferramentas? Confira essas e outras informações neste sensacional e-book.
Comece planejando o seu projeto web
O Marketing Digital possui uma característica muito importante: tornar o seu negócio atuante na internet.
A presença online é importante para o andamento de qualquer negócio, seja ele uma pequena empresa ou até uma grande multinacional.
Repare que hoje em dia é cada vez mais comum as pessoas recorrerem ao Google quando querem encontrar um produto ou serviço. A internet possibilita pesquisas rápidas e amplas sobre praticamente qualquer assunto.
Sendo assim, se alguém quer, por exemplo, comprar um smartphone, o Google é um dos primeiros recursos para pesquisar as melhores marcas e os preços mais em conta. O mesmo vale quando alguém procura por um estabelecimento destinado à manutenção e conserto de tais aparelhos.
Nesse contexto, em que a internet se tornou um recurso importante de pesquisa, imagine se o seu negócio não está na web. Imagine que enquanto os seus concorrentes contam com sites e blogs, você ainda nem registrou um domínio da sua empresa.
O seu projeto pode ser um site institucional para divulgar e ser uma vitrine para a sua empresa. Pode ser um blog para disseminar conteúdo referente ao seu negócio ou, quem sabe, pode ser uma loja virtual.
Diante de um bom planejamento, o seu Marketing Digital tem todas as condições para obter o êxito necessário, gerando engajamento com a sua marca, bem como aumentando e consolidando o seu público-alvo.
Por isso, ao criar o seu projeto web é importante estar atento para alguns detalhes fundamentais. Vamos ver quais são?
Plataformas mais utilizadas para criar o seu site
Assim como a construção de um prédio necessita de bons materiais para manter a sua estrutura, criar um site ou um blog também vai precisar de um bom material.
O material, nesse caso, é a plataforma. É na plataforma que estarão as imagens, os links que darão o apelo estético para o seu site. É por meio da plataforma também que serão efetuadas e editadas as postagens.
Entre as plataformas mais recomendadas vale mencionar o WordPress e o Joomla! Elas contam vários plugins, bem como são intuitivas, possibilitando que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos em programação, tenha condições de criar um projeto web.
A importância da hospedagem de sites para o seu projeto web
Definida a plataforma, o seu site vai necessitar de um recurso considerado fundamental para assegurar um bom desempenho: a hospedagem de site.
Hospedar um site ou um blog significa disponibilizar o conteúdo dele na internet, possibilitando com isso que as pessoas tenham condições de acessá-lo.
Hoje em dia é possível contar com diferentes tipos de hospedagem. Há a hospedagem compartilhada, a VPS, a cloud e também a hospedagem dedicada. O que vai determinar qual será a hospedagem mais adequada são algumas características do seu site.
Entre elas estão o tamanho do site, bem como o tráfego médio que ele apresenta. A hospedagem ideal confere segurança para o seu projeto, o mantendo online 24h por dia.
Defina o seu público-alvo
Depois de estipular qual será o seu projeto web, bem como qual será a plataforma utilizada, o próximo passo que vai nortear as ações de Marketing Digital é definir quem é o seu público-alvo.
Digamos que o seu negócio é a venda de roupas de praia para o público feminino. Os produtos básicos são maiôs, biquínis, óculos de sol e chapéus para proteger contra o sol.
É necessário, nesse caso, traçar um perfil das clientes que serão impactadas pelas suas ações de Marketing Digital.
Para determinar qual será o seu público-alvo, devem ser realizadas pesquisas sobre comportamento de compra, hábitos de consumo, região onde mora, enfim, mais uma série de informações de caráter relevante.
Além disso, você também deve ter em mente algumas respostas para algumas perguntas básicas envolvendo o seu produto. Tais perguntas podem ser “por que as minhas clientes necessitam do meu produto?” e “como o meu produto pode ajudar as minhas clientes?”.
A importância do público-alvo é a segmentação. Ao definir para quem serão direcionados os esforços de Marketing, você terá mais segurança na hora de criar e compartilhar conteúdo.
Para isso, com o objetivo de definir um perfil mais preciso do seu público-alvo você deverá seguir as dicas abaixo.
Conheça as dores do seu público
Ainda com base no exemplo do empreendimento voltado para a venda de artigos femininos para moda praia, foi estipulado que o seu público-alvo são jovens adultas (faixa-etária entre 20 e 40 anos).
Além disso, elas são solteiras, bem sucedidas profissionalmente e que valorizam o cuidado com a saúde.
Com base nessas informações, se torna necessário saber como o seu público pensa, o que elas esperam ao comprar os produtos que você oferece e quais problemas os seus produtos ajudam a resolver.
Entenda as personas
E é aí que para “entrar na mente” das suas clientes e saber o que elas querem, você pode aprofundar ainda mais o processo de segmentação por meio da elaboração da persona.
A persona, conforme o próprio nome indica, é um personagem. Se antes foi definido que o seu público são mulheres jovens adultas e solteiras, então você vai conceber uma persona baseada nessas características.
Nesse aspecto a persona poderá ser chamada de Regina, ter 30 anos, formada em advocacia, adota uma dieta saudável e adora praia. Imagine o que uma persona como a Regina procura ao comprar um traje de verão? Bem mais fácil entender agora não é?