Como desenvolver sites de alta performance

A alta performance de um site facilita que você tenha uma boa presença online. Imagine você no lugar do seu público. É fácil desistir de acessar um site ao perceber que ele se arrasta para abrir, não é mesmo?

Sites lentos, não proporcionam uma boa experiência de navegação e são ignorados pelos usuários. A navegação na internet deve ser ágil, com acesso veloz à informação. Por isso, não adianta caprichar no visual se a performance dele deixa a desejar.

É importante que você esteja atento na performance do seu site, pois assim você pode corrigir eventuais falhas e melhorar as suas ações de Marketing Digital.

Nesse caso, o Google oferece ferramentas gratuitas que podem facilitar a avaliação da performance do seu site. São elas o Google Analytics e o Google Webmaster.

Por meio delas você tem condições de ficar a par de detalhes relevantes, entre eles estão horários e dias de maior tráfego, postagens com mais acessos, origens dos visitantes e taxas de rejeição.

A importância de ter um site de alta performance é vantajosa para os mais diversos tipos de negócios, pois garante um público fiel de visitantes.

Já para uma loja virtual, a alta performance resulta em mais acessos e, consequentemente, mais vendas.

A aquisição de uma boa hospedagem de site auxilia para melhorar a performance, especialmente planos de hospedagem mais robustos, que proporcionam certificados de segurança, backups e ainda possibilitam ao site suportar elevados níveis de tráfego.

Além disso, para ter uma alta performance para o seu site, é preciso estar atento aos seguintes aspectos:

Usabilidade

Ao criar um site é preciso pensar na questão da usabilidade. Nesse caso, plataformas de qualidade, como o WordPress, disponibilizam templates dos mais variados, capacitados para conferir ao seu site um layout agradável e organizado.

Há templates que são gratuitos, enquanto outros são pagos. Vale investir um pouco mais e obter temas que podem trazer melhorias para o seu site.

O Design Responsivo mais uma vez aparece em cena se tornando um protagonista importante, pois ele também é fundamental para que um site apresente boa usabilidade.

Velocidade

Para que o seu site não demonstre lentidão durante o carregamento das páginas você pode otimizar algumas características deles. Retirar o excesso de elementos desnecessários já é um bom começo.

No caso de plataformas que possibilitam o uso de plugins, mantenha instalados apenas aqueles que são essenciais. Plugins em demasia podem gerar conflitos internos no site e causar travamentos e lentidão.

Preste atenção também nas imagens que você utiliza. Aquelas que possuem alta resolução são as mais pesadas. Por isso, tenha sempre em mãos alguma ferramenta de edição de imagens.

A questão de hospedagem também influencia na velocidade. Será que o seu plano atual suporta o tráfego que está começando a aumentar? Caso não suporte, é hora de efetuar um upgrade de hospedagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *