Presença nas redes sociais
E já que o tema é Marketing Digital, não dá para falar sobre ele sem deixar de mencionar as redes sociais, que são mídias fundamentais para a produção e compartilhamento de conteúdo.
A presença online, tão valiosa para o Marketing Digital, passa pela presença das redes sociais. O Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, cada vez mais são aliados dos empreendedores.
Contudo, para que elas sejam eficientes nas suas estratégias de Marketing Digital, é preciso utilizá-las com planejamento e conhecer bem as características de cada uma delas.
Como e por que investir nos canais sociais
Quem habita as redes sociais são clientes em potencial que, muitas vezes, estão atrás de um produto capaz de solucionar algum tipo de problema. Por isso, investir nas redes sociais não é só uma mera formalidade, já é uma necessidade.
Ao atuar no Facebook você pode criar uma Fanpage e utilizar o Facebook Ads para impulsionar as postagens. Já no Twitter você pode criar promoções exclusivas para os seguidores da sua página.
Quanto ao Instagram, vale a pena utilizar o recurso Stories, pois humaniza a sua marca. Nunca esqueça, nesse caso, de caprichar na qualidade das imagens postadas.
Como definir a sua estratégia de Social Media?
A definição da sua estratégia de Social Media passa pela necessidade da utilização das redes sociais para impulsionar a presença da sua empresa ou marca. Elas são a base importante para você conquistar a sua presença online.
Analise, de acordo com o perfil da sua persona, quais são as redes sociais que ela mais utiliza. Após isso, faça um planejamento de como serão as postagens nessas redes.
Lembre-se também de interagir com o público quando eles entram em contato com você por meio de alguma rede social, assim como esteja sempre atento para as métricas e os índices de engajamento que as suas postagens atingem.