Com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, a forma que se divulga, se transmite uma informação ou interage com seu público, mudou de uma forma bastante abrangente. Grande parte das empresas sentiram a necessidade e o desejo do mercado para mudar e adaptar sua forma de se comunicar com o público, mas porque isso é tão importante?
Com a disseminação das redes sociais e a necessidade de interagir cada vez com as marcas, as pessoas não buscam mais apenas se relacionar com pessoas, mas sim com as marcas que mais se identificam. Hoje em dia a mensagem repassada pela empresa tem importante papel na comunicação. Mais do que nunca, há a necessidade de se comunicar com seu público, ser compreendido e criar interação fazendo com que ele se sinta envolvido, gerando interesse que agrega valor à sua marca, além de atrair novos clientes.
Separamos alguns motivos que demonstram a importância desse tipo de investimento para o seu negócio:
Presença da marca no mercado
Hoje em dia, a maioria das empresas adotaram o site como seu cartão de visitas. Uma empresa que não possui um endereço na web está automaticamente perdendo mercado para suas concorrentes que estejam presentes na rede. Segundo pesquisas, a internet é a primeira fonte de informação para 47% dos brasileiros, número bastante significativo que demonstra uma fatia de mercado que pode ser explorada. Além disso, possuir um site e estar presente nas redes sociais gera exposição da sua marca, o que acaba por agregar mais valor ao seu negócio.
Atrai novos clientes investindo menos
Através de mídias digitais é possível elaborar estratégias para os mais diversos objetivos, podendo ser elaboradas de forma mais amplas do que as mídias tradicionais oferecem e com valores bem mais acessíveis, podendo ser feita para potencializar esforços para aumento de vendas, lançamento de novos produtos ou serviços, atrair novos os clientes entre os mais diversos interesses.
Melhor segmentação e mensuração da campanha e dos resultados
Investindo em marketing digital é possível segmentar a sua campanha de forma bastante abrangente, uma vez que é possível segmenta-la nos diferentes através de categorias que trarão informações valiosas para o seu negócio. Alguns exemplos de segmentações que podem ser feitas são idade, gênero, classe social, localidade, preferências, escolaridade, renda familiar, ocupação, tipos de comportamento, etc.
Através dos dados coletados, é possível montar uma persona (termo que remete à representação do cliente ideal para uma empresa) para mensuração dos resultados e traçar o perfil de seu cliente. Com isso, você tem a oportunidade de segmentar sua campanha diretamente ao seu público-alvo, aumentando as chances de alcançar seus objetivos com mais facilidade.
Oportunidade para elevar o patamar do seu negócio através de loja virtual
Segundo apontam pesquisas, 62% das empresas fazem compras pela internet, porém apenas 21% delas vendem seus produtos e serviços pela rede. Ter uma loja virtual agrega valor ao seu negócio, além de oportunidades de atingir diferentes praças da qual sua empresa não faz parte no momento, aproximando você de seu cliente. De forma rápida e prática, 24 horas por dia, você fará vendas em poucos cliques. Além disso, proporciona maior flexibilidade para inclusão e retirada de produtos de seu catálogo e acompanhamento de vendas, fazendo levantamento de dados de vendas com maior facilidade.